RSS
Write some words about you and your blog here

Greve: Agentes penitenciários mineiros podem ser demitidos

TEÓFILO OTONI – A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) informou em nota a imprensa, ontem (dia 19) que agentes penitenciários serão demitidos devido à greve que aconteceu no último sábado (dia 17). A iniciativa impediu a entrada de visitantes em presídios da cidade de Contagem (MG) e Juiz de Fora (MG) que aconteceria a partir das 8h da manhã de domingo (dia 18), sendo que apenas no presídio de Ribeirão das Neves, as visitas aconteceram normalmente. Equipes da Polícia Militar estiveram no local para evitar atritos entre os agentes e visitantes dos presos. Em Teófilo Otoni, a PM disponibilizou policiamento para reforçar a segurança e tranqüilidade na portaria da penitenciária da cidade, onde não houve registro de tumulto.

Além deles, outros funcionários irão responder administrativamente pela greve. O número exato de demissões e processos não foi divulgado pela subsecretaria.

Reivindicação

As principais reivindicações dos servidores são a equiparações salariais com outras forças de segurança, como as polícias civil e militar, e ainda o retorno do vale-alimentação. Eles pedem, também, o prêmio de produtividade e melhores condições de trabalho. Atualmente, um agente penitenciário recebe aproximadamente R$ 1.550. O objetivo é elevar o salário para R$ 1.800, mesmo valor recebido pelas policias civil e militar. Além disso, os profissionais reivindicam cumprir carga horária de 40 horas semanais. Na tarde de segunda-feira (dia 19) ocorreu uma assembléia da classe na Praça da Assembléia para decidir o rumo das manifestações.

De acordo com a subsecretaria, a Guarda Penitenciária conta com mais de 14 mil agentes e houve reajuste acumulado de 77,54% em sua remuneração básica de 2004 a 2009.

0 comentários:

Postar um comentário