RSS
Write some words about you and your blog here

Teófilo Otoni sedia curso nacional de polícia comunitária



TEÓFILO OTONI – A Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) termina hoje (dia 07), o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, iniciado na terça-feira (dia 04). A capacitação acontece no salão de eventos do Nobre Palace Hotel, situada na avenida Francisco Sá.

A ação faz parte do projeto do governo federal e governo estadual para implantar a prática da filosofia de polícia comunitária nos Estados. Cerca de 32 pessoas participam do curso entre representantes das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, membros dos Conselhos Comunitários de Segurança, Associações e lideranças comunitárias. O curso acontece também nas cidades de Belo Horizonte, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Muriaé e Pirapora.

Conceito
Polícia Comunitária é uma estratégia organizacional motivada através da parceria entre a população e as instituições de defesa social. Ela tem o objetivo de incentivar as instituições estatais e a população local para trabalharem conjuntamente na identificação, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social, fatores que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “A Polícia Comunitária tem a intenção de estreitar o laço de polícia e comunidade, trazendo a sociedade para participar da segurança pública. O objetivo do curso é sensibilizar os policiais para a integração entre sociedade e polícia”, completa a coordenadora do curso em Teófilo Otoni, Anne Ferreira Gomes Ramos Correia.

O curso nacional de Promotor de Polícia Comunitária é oferecido gratuitamente em todo o Brasil pela Senasp. A grade curricular é de 40h/. Os temas abordados são os Diretos Humanos, Mediação de Conflitos, Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social e Estruturação do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Relações Interpessoais e trocas de experiências de policiamento comunitário.



O curso é voltado aos profissionais da segurança pública visando a doutrina de polícia comunitária

0 comentários:

Postar um comentário