RSS
Write some words about you and your blog here

Capitão Marinho: as novas estratégias de policiamento no centro


TEÓFILO OTONI – Em entrevista com o capitão da PM, Fábio Santos Marinho, coordenador do policiamento na região central, as novas estratégias da polícia a serem adotadas no local com a proximidade das festas do fim de ano. Além disso, um dos objetivos da iniciativa é atender aos comerciantes e pessoas que transitam e que tem sido vitimas de assaltos. “A Polícia Militar tem pautado seu planejamento através da estatística criminal e esse acompanhamento é feito dia-a-dia e com base nesses dados que conseguimos, planejamos as ações e operações que serão realizadas na AISP-121, que representa a área central”, completa.

Marinho destaca ainda a importância de unir forças entre Polícia Militar e população no combate ao roubo e furto de aparelhos celulares. “O 19º BPM tem feito uma campanha de conscientização das pessoas quanto ao uso dos celulares, afinal essa é a única modalidade criminal que ocorreu aumento no número de roubos. É importante o envolvimento do cidadão no sentido de ajudar a PM a fazer essa prevenção. O celular se tornou uma moeda de troca, e é muito fácil a venda do produto pelos criminosos. Conscientes disto, temos voltado à atenção com o lançamento de policiais nos locais de maior incidência”, diz ele.

DIÁRIO - Como serás as estratégias na região central e imediações?

MARINHO – Temos feito um mapeamento dos locais onde os crimes estão acontecendo e tem sido lançado policiamento ostensivo para evitar a prática de crimes na região central. O número de roubos na AISP-121 (região central) tem diminuído em relação ao primeiro semestre de 2008, em se tratando do número de roubos. Mas essa diminuição vem ocorrendo não apenas na área central, mas também nos bairros que compõem a área integrada 121. Nós já estamos fazendo essa análise para o segundo semestre.

O policiamento do Giro tem contribuído para essas novas estratégias? O grupo pode ser ampliado?

É uma intenção do comando do 19º BPM aumentar o número de policiais no trabalho do Giro, pois essa modalidade de policiamento foi lançada com o objetivo de fazer a repressão dos crimes que estavam sendo praticados na cidade com a utilização de motocicletas.

Os resultados são muitos satisfatórios porque a incidência desses crimes diminuiu bastante, daí a necessidade de aumentarmos o efetivo desse policiamento para continuar a diminuir as práticas dos marginais consideravelmente.

Os novos policiais que se formarão ainda neste mês podem ser aproveitados para essas ações?

O comando do 19º BPM já manifestou parecer favorável para a colocação de novos policiais, não somente na região central como também nas áreas norte e sul de Teófilo Otoni que tem necessidade de receber novos policiais.

Além do policiamento montado, como será a atenção policial nos dias de pagamentos do 13º salário para aposentados e pensionistas, e ainda em datas comemorativas como Natal, e o ano novo?

Nos dias de pagamentos colocamos policiais próximos aos bancos s para evitar o que chamamos de ‘saidinha de banco’, que se trata do acompanhamento do infrator à pessoa que foi a agência bancária para receber seu salário. Não temos tido registro dessa modalidade na cidade, mas podemos evidenciar que planejamentos vêm sendo feitos pela unidade. Em relação ao 13º salário, que vai ser quitado no próximo mês, e Natal e Ano-Novo estamos planejando nos reunir com entidades interessadas, como a CDL e o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep-Centro) visando discutir quais as melhores estratégias a serem utilizadas.

Dentro do planejamento existe um termo que chamamos de ‘corredor de segurança’ que consiste em policiamento a pé (na área central), mais os policiais em motocicletas, que fazem as coberturas no trajeto centro-bairro apresentarem resultados. Nesses locais os crimes não tem acontecido em demasia devido ao policiamento feito em toda a extensão da Getúlio Vargas, Epaminondas Otoni, nos ‘corredores laterais’ como a rua Wenefredo Portela, Manoel Esteves (“rua das Flores”), avenida Júlio Rodrigues, entre outras vias.

Nos locais que conseguimos perceber a incidência de crimes temos colocado policiamento. E ademais, existe o Giro que têm feito o recobrimento em toda a cidade, e além do policiamento que já existe, ainda utilizamos uma viatura de prevenção ativa que atende exclusivamente a área central.

0 comentários:

Postar um comentário