RSS
Write some words about you and your blog here

Piracema: PMA orienta população sobre pesca no período




A Polícia Militar do Meio Ambiente e órgãos de proteção silvestre juntos na defesa do Meio Ambiente durante a Piracema



TEÓFILO OTONI – Com o slogan “O transporte e o comércio também será fiscalizado”, a 15ª Companhia de Meio Ambiente orienta a população acerca do período da piracema. Período em que acontece a desova dos peixes entre o dia 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2010 em todo o país.

Nesse período fica proibida a pesca de rede em rios e reservatórios para pescadores amadores e profissionais. O objetivo da proibição é inibir a pesca predatória nos próximos três meses.

Segundo o sargento Sérgio, da assessoria da 15ª Cia de Meio Ambiente, na época vai ser intensificada a fiscalização em todos os rios da região, principalmente o rio Pardo, próximo a Taiobeiras, no norte de Minas. “Desde o dia 19 de outubro está sendo desencadeada uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente juntamente com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) em todo a nossa área de cobertura, orientando os comerciantes e pescadores sobre o período da piracema. Estamos dando um prazo de 20 dias para que eles regularizem suas prestações de contas do estoque pesqueiro”, completa.

O policial disse ainda que durante o período da piracema a pesca para amadores e profissionais será permitida apenas com linha de mão, anzol, vara/caniço simples, equipados ou não com carretilhas, molinetes ou outras máquinas de pesca, com iscas naturais ou artificiais ás margens de rios, com a devida documentação expedida pelo IEF.

Ele alerta ainda que mesmo com esses equipamentos, o pescador precisa estar atento à quantidade do pescado. “É permitido pescar apenas peixes nativos e com o limite de até 10 quilos”. Quem for pego com mais de 10 quilos de peixe, mesmo tendo sido pescado com vara, será multado em, no mínimo, R$ 500 e ainda pagará mais R$ 15 a cada quilo a mais. O pescador perderá ainda todo o equipamento, que será apreendido pela polícia ambiental. Fica proibido também transportar mais de 10 quilos de peixe”, ressalta sargento Sérgio.

Estoque

De acordo Sérgio é bastante comum alguns comerciantes procurarem burlar a lei. Para tanto eles estocam os peixes que são adquiridos durante a piracema para venderem quando o período passar. Ele acrescenta que o comerciante deve procurar os órgãos competentes e fazer uma prestação de contas de estoque. Quem não possuir a documentação os militares que integram a fiscalização darão um prazo de 20 dias para a regularização.

O que é?

A palavra piracema é de origem indígena: pira, que significa peixe, e cema que diz subida. Os índios utilizando-se de sua sabedoria já observavam este fenômeno. Os peixes da piracema, conhecidos como migradores, necessitam fazer um esforço físico intenso subindo o rio para se reproduzir.

Com a chegada das chuvas os peixes procuram desovar, e para tanto alguns chegam a nadar centenas de quilômetros em poucos dias. As lagoas marginais são ‘berçários’ dos peixes.

0 comentários:

Postar um comentário